Os cartazes de filmes compõem uma das coleções mais preciosas do acervo de documentos relacionados à produção audiovisual da Cinemateca Brasileira. + saiba mais

Sua disponibilização é resultado de ações contínuas de prospecção, catalogação e digitalização, realizadas pelo Centro de Documentação e Pesquisa da instituição. Sendo uma forma consagrada de divulgação cinematográfica, apreciá-los em conjunto permite também conhecer o desenvolvimento da criação gráfica nessa área. Estão presentes obras de artistas nacionais consagrados como Fernando Pimenta, Benício, Rogério Duarte, Lina Bo Bardi, Calasans Neto, Ziraldo, Jayme Cortez, Rubens Gerchman, além de trabalhos relacionados a importantes filmografias estrangeiras. 

Nesta seção do BCC, o pesquisador poderá consultar 3.834 cartazes de filmes brasileiros e estrangeiros, acompanhados de seus dados catalográficos e relacionados com outros conteúdos da obra cinematográfica à qual a peça gráfica se refere.

A prospecção deste tipo documental remonta às primeiras décadas da Cinemateca Brasileira, em um esforço de preservar também os chamados materiais correlatos à produção cinematográfica brasileira. Atualmente, a coleção conta com cerca de 10.000 cartazes de filmes nacionais e estrangeiros, e também com aqueles relacionados a eventos do campo do audiovisual.

No início de 2006, através do financiamento da Fundação Vitae, foi possível executar um projeto que resultou na digitalização de aproximadamente 2.000 cartazes de filmes nacionais. Desde então, a Cinemateca Brasileira tem dado continuidade aos trabalhos de digitalização e à disponibilização da coleção ao público.

SOLICITAÇÃO DE IMAGENS

Para solicitar reprodução digital de cartazes, o pesquisador deve entrar em contato através do formulário. O pedido será registrado e avaliado pela instituição, que entrará em contato sobre os procedimentos e custos para eventual licenciamento ou cessão de cópias digitais. Ressalta-se que os pedidos só terão prosseguimento mediante a autorização expressa da Cinemateca e, sobretudo, dos detentores de direitos autorais dos conteúdos solicitados.

07 de maio de 2018.

PESQUISA SIMPLES

ROMA CIDADE ABE... s.d.

INTRIGAS NO HAR... s.d.

UCCELACCI E UCC... 1966

ARGILA s.d.

O DESCOBRIMENTO... s.d.

DI CAVALCANTI D... s.d.

CÂNCER s.d.

JOGO SUBTERRÂNE... 2004

AO VIVO: LIVE 2009

O ABORTO DOS OU... 2007

EVA NIL: CEM AN... 2009

EVA NIL: CEM AN... 2009

ROSA E BENJAMIN... 2009

AMARGO CAFÉ 2009

UM HOMEM DE MOR... 2008

CABEZAS CORTADA... 1970

QUEM MATOU PIXO... 1997

VELHAS VIRGENS... 2009

RUA 6 S.N 2003

VLADO 30 ANOS D... 2005

VEIAS E VINHOS 2006

VEIAS E VINHOS 2006

VIDA DE ARTISTA... 2004

ENSAIO SOBRE A... 2008

GUERRA É GUERRA... 1976

Páginas