Sobre

O Banco de Conteúdos Culturais é uma iniciativa da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), que disponibiliza desde 2009 conteúdos digitais relacionados ao campo do audiovisual.

Em 2008, o Plano de Trabalho Digitalização de Acervos e Banco de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros foi apresentado ao Ministério da Cultura (MinC) pela Sociedade Amigos da Cinemateca, organização da sociedade civil de interesse público. O objetivo do projeto era a criação de um repositório para disponibilizar conteúdos audiovisuais digitalizados e seus respectivos dados catalográficos.

Para viabilização do projeto, foram firmadas, ainda, parcerias com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) e com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A parceria com a RNP possibilitou o uso inédito por instituições da Cultura dos recursos da Rede Ipê, infraestrutura de rede de internet dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa.

A execução do projeto foi favorecida também por um contexto de modernização das áreas técnicas da Cinemateca Brasileira, através de investimentos para aquisição de máquinas e tecnologias voltadas ao processamento do acervo. Acrescenta-se a esse cenário, uma atuação direta do Ministério da Cultura (MinC) nos debates e nas definições de políticas públicas em prol da democratização do acesso a bens culturais. No âmbito daquelas ações do MinC, destacavam-se, à época, o portal Cultura Digital e também as discussões sobre o Marco Civil da Internet e a Reforma da Lei de Direito Autoral. Além disso, o BCC relaciona-se diretamente à Meta 40 do Plano Nacional de Cultura, que trata da digitalização e disponibilização de obras do acervo da Cinemateca e do CTAv.

Os conteúdos digitais integram o acervo da Cinemateca Brasileira e são fruto de diferentes programas e projetos de digitalização executados pela instituição nas últimas duas décadas. A partir de atualizações e versões posteriores, serão incluídos novos materiais, ampliando o acesso e as possibilidades de pesquisa pelos usuários do BCC.